quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

As fenomenais noites de Ronaldo pelo Barcelona : Supercopa contra o Atlético de Madrid



Ronaldo Nazário de Lima foi um dos melhores jogadores de todos os tempos, sua velocidade, posicionamento e poder de finalização assombraram o mundo e o fez ter fãs ao redor do globo. Seu auge como jogador é um dos mais celebrados, o que ele fez entre 96 e 99 fazem torcedores e jornalistas quebrarem a cabeça imaginando o que aconteceria se o fenômeno não fosse vitimado por tantas lesões, "passaria Pelé ?" exageram uns, "teria mais bolas de ouro" pensam outros.


Melhor do que se prender ao "se" é revisitarmos e celebrarmos suas partidas durante esse período, o que começarei a fazer a partir de hoje, iniciando pela sua primeira partida oficial pelo Barcelona o jogo contra o Atlético de Madrid, no jogo de ida  pela Supercopa da Espanha :

Antes de começar a falar sobre a partida, é bom se contextualizar algumas coisas : os colchoneros eram os atuais campeões tanto da La Liga quanto da Copa del Rey, os culés foram os vices da Copa e a federação espanhola decidiu por os fazerem oponentes do time de Madrid. Era também a primeira temporada, após 8 anos, em que o time catalão não tinha Johan Cruyff como técnico, o novo treinador era o inglês Bryan Robson, outro estreante da noite era o jogador Giovanni, vindo do Santos. Os grandes desfalques da partida eram os importantes Caminero e Kiko pelo Atlético de Madrid.

O Barcelona ia a campo com : Vitor Baía; Sergi, Nadal, Popescu, Amor; Luis Enrique, Guardiola, Figo, Stoichkov, Giovanni; Ronaldo. Treinados pelo já citado Bryan Robson.
O Atlético com : Molina; Geli, Denia, Muñoz, Solozábal; Fresnedoso, Bejbl, Simeone, Pantic; Narváez, Esnáider. Alinhados por Radomir Antic.

O Barcelona e Ronaldo já começaram com gás : aos um minuto e meio, Stoichkov fez grande lançamento do meio de campo para Ronaldo entrando na área, a bola quica no campo, o goleiro sai do gol e Ronaldo chuta para fora. Aos 6 minutos o primeiro de vários golaços do fenômeno pelos culés, o brasileiro recebe a bola de Amor, não é alcançado por Bejbl(que iria sofrer mais com Ronaldo naquela noite), passa por um e chuta da entrada da área no cantinho do gol.

Outro grande lance do brasileiro só aconteceria aos 20 minutos, quando após receber passe de Guardiola, dá uma caneta em Bejbl, arrancaria da esquerda e mesmo cercado por 3 jogadores consegue entrar na área e chutar para a defesa de Molina. O Barcelona faria mais um gol aos 31 com Giovanni após cruzamento de Figo e Esnéider diminuiria pro Atlético aos 37, após cabecear a bola pro gol depois de uma cobrança de falta para área.



Findado o primeiro tempo, uma coisa que me impressionou foi a pouca participação de Ronaldo no jogo do Barcelona, chega a ser estranho ver um jogador do seu nível passar longos períodos de minutos sem ao menos encostar na bola. Em que pese o fato de ser centroavante, ser seu primeiro jogo oficial e o Barcelona a época não ter o mesmo nível de domínio de posse de bola que tem hoje(ou tinha até pouco tempo atrás), é no mínimo espantoso sua pouca participação, ainda mais se formos comparar com Messi e Cristiano Ronaldo atualmente, mesmo o segundo participando bem menos que o primeiro ainda sim se vê o português normalmente aparecendo mais do que Ronaldo nesse primeiro tempo. Uma diferença de mentalidade ao passar dos anos.

No segundo tempo, Ronaldo recebe grande passe em profundidade de Giovanni, fica cara a cara com o goleiro, vai pro drible, me parecia ser mais um das dezenas de gols do fenômeno no mesmo estilo. Mas não foi. Molina acertou o lado pro qual Ronaldo iria cortar e defendeu. Aos 56 é lançado na esquerda da grande área, ganha do zagueiro na corrida e tenta encobrir o desesperado Molina na saída da meta, a bola não chega ao gol, Giovanni não consegue completar de cabeça e Figo acaba chutando pra fora. Aos 57 toca de cabeça pra chute nas mãos do goleiro de Giovanni, depois o Atlético empata o jogo em pênalti cobrado por Pantic; aos 58 Ronaldo em grande jogada dá uma caneta, carrega a bola e acaba sofrendo falta na entrada da área.

Aos 64 faz grande jogada pela lateral, girando por um passando por outro mas um jogador do Atlético coloca a bola pra fora de carrinho, aos 73 Pizzi, que tinha acabado de entrar no jogo marca após passe em profundidade de Giovanni. Dois minutos depois, Ronaldo recebe lançamento na esquerda da grande área, deixa Geli perdido no gingado e toca pra De La Peña chegar chutando pro gol. Nos minutos finais da partida começa a jogar pela direita, onde passa a receber a bola em intervalos mais curtos, faz duas boas jogadas por ali que não dão em nada e chega a sofrer falta dura do goleiro Molina na lateral do campo após receber lançamento.



Nos minutos finais ganha um presentaço de Giovanni(que depois do fenômeno, foi o melhor em campo com um gol e um Hat-trick de assistências) que arranca do meio de campo, passa por quatro jogadores e cara a cara com o goleiro passa pra Ronaldo, impedido, chutar pro gol vazio.



Falando sobre o jogo em si, o Atlético até conseguia volta e meia chegar com perigo à meta culé, mas não tinha muita criatividade e nem o volume de jogo que o Barcelona apresentou durante certo momento, tanto é que os dois gols dos colchoneros foram resultantes de bola parada e também, é claro, não tinham um Ronaldo no time para converter as poucas oportunidades que tiveram. Um ponto interessante são certas nuances do jogo diferentes do que estamos acostumados a ver e imaginar quando se trata de Barcelona, como por exemplo : o goleiro não se intimida em dar chutões no tiro de meta, saída lavolpiana ? Esqueça isso, assim como não é difícil ver também o Barcelona mandando cruzamentos a área. Se fossemos comparar, o Barcelona desse jogo lembra muito mais o atual de Luis Enrique(em que o individual potencializa o coletivo e o jogo é mais vertical) do que o de Guardiola(em que o coletivo potencializa o individual, e se vê um grandioso trabalho de triangulações e passes curtos).

Mesmo não sendo tão participativo em outras fases de jogo, o que Ronaldo faz nessa partida é impressionante. Nas vezes em que toca na bola, sempre sai uma grande jogada, um drible bonito e objetivo e uma chance clara de gol, é praticamente impossível não se render ao futebol do fenômeno. Essa partida seria uma boa amostra do que os torcedores barcelonistas iriam ver do camisa 9 naquela fulgaz, mas gloriosa, passagem de uma temporada pelo clube.

Um vídeo com apenas os lances de Ronaldo pode ser visto aqui e a partida completa aqui(é necessário cadastro para assistir).

FICHA DO JOGO :
Competição: Supercopa da Espanha, jogo de ida.
Estádio: Olímpico de Montjuic, Barcelona.
Placar: Barcelona 5x2 Atlético de Madrid.
GOLS: Ronaldo aos 6' e 89', Giovanni 31', Pizzi 73', De La Peña 75 para o Barcelona; Esnáider 37' e Pantic aos 57 para o Atlético de Madrid.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os 50 anos do Álbum Branco: o início do fim dos Beatles

1968 foi um ano atribulado. Se o anterior, 1967, foi o ano do "verão do amor", dos hippies, do sexo livre (e por vezes descontr...