sábado, 18 de fevereiro de 2017

Um "rigorista" de respeito

foto por : Arquivo/Folha imagem

Roberto Baggio foi um dos melhores batedores de pênaltis de sua época, quiçá um de todos os tempos.

É preciso começar esse texto assim, com uma afirmação impactante e até mesmo chocante para quem conhece Roberto Baggio(vulgo melhor italiano de todos os tempos) apenas pelo seu penal perdido na final da Copa do Mundo de 1994, que resultou no nosso tetracampeonato e na talvez mais histérica narração/comemoração de um narrador de futebol por um título mundial. Sim meus caros, vocês que se salvaram(ou aumentaram as chances) de um ataque cardíaco após Robby mandar seu pênalti pra lua e passou a vida acreditando que aquele italiano com um rabo de cavalo era um "pipoqueiro" e um mal batedor de penalidades, viveu esses anos todos acreditando numa mentira! Sim, posso provar a você que um pênalti perdido como aquele em 94 era raridade na carreira do trequartista, mas ora pois, o que provaria que minha afirmação do começo do texto está certa e o seu pensamento está errado? Eles, sempre eles, os números :

Num plano geral, Baggio converteu 85% das cobranças de pênalti que teve na carreira, marcando 108 de 127 pênaltis em jogos oficiais o que lhe dá a marca de jogador com mais cobranças convertidas na história do calcio italiano. Sendo desses 108: 10 marcados pelo Vicenza, 25 pela Fiorentina, 38 com a Juventus, 5 pelo Milan, 11 pelo Bologna, 1 com a Internazionale, 11 pelo Brescia e 7 pela seleção Italiana(em 7 tentativas, o que o faz o jogador com a melhor porcentagem e o que mais fez gols em cobranças de penalidades pela Azzurra).

Só na Serie A o "codino divino" converteu 68 de 83 cobranças, com uma porcentagem de conversão de 82%(uma das melhores da história do campeonato italiano) e é o jogador com mais gols de pênaltis feitos na Serie A atrás somente do romanista Totti. E desses 68, 17 foram marcados pela Fiorentina(em 19 cobranças), 25 pela Juventus(em 28 cobranças), 3(de 5) pelo Milan, 11(DE 11 !!!!!) pelo Bologna, 1 pela Inter(em 2 cobranças) e 11 pelo Brescia(em 18 cobranças). Em 4 das 15 vezes em que perdeu uma penalidade na competição o fantasista marcou no rebote.


De seus outros penais, 8 foram  marcados na Serie C(em 8 cobranças), 8 em competições europeias(em 9 cobranças) e 17 na Coppa Italia(de 20 cobranças). Baggio também marcou 3 vezes nas 4 vezes que disputou uma disputa de pênaltis, e em disputas de pênalti em Copas do Mundo marcou duas vezes, 1990 contra a Argentina e em 1998 contra a França, seu único perdido foi naquele fatídico dia em Pasadena. Curiosamente, mesmo quando acertou suas cobranças a Itália não venceu a disputa de pênaltis, conhecido fantasma dos italianos. Um fantasma que a Itália só iria espantar em 2006 na final contra a França, até hoje a única disputa de pênaltis que os Italianos venceram numa Copa do Mundo.

E aí, se convenceu? É lógico que um pênalti perdido marca pra sempre um jogador, ainda mais um ocorrido numa final de Copa do Mundo e que, ainda por cima, acabou por entregar a taça na mão da seleção oponente. Não é nenhum crime lembrar de Roberto apenas por isso(ainda que seja um erro grotesco de muitos resumir a sua carreira somente a isso, farei um texto sobre depois) mas se é preciso fazer justiça a capacidade de um dos melhores rigoristas(da palavra rigore, pênalti em italiano) da história recente. Tanti auguri, Roberto Baggio!!!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os 50 anos do Álbum Branco: o início do fim dos Beatles

1968 foi um ano atribulado. Se o anterior, 1967, foi o ano do "verão do amor", dos hippies, do sexo livre (e por vezes descontr...