quinta-feira, 23 de março de 2017

Juventus e a Squadra Azzurra: Uma história de sucesso


A Juventus é um clube gigantesco e de feitos impressionantes: é o maior campeão da Serie A sendo que é preciso que Milan e Inter SOMEM os seus títulos para a ultrapassar, maior campeão da coppa e foi o primeiro time a conseguir ganhar todos os títulos internacionais possíveis(Na época do feito os torneios eram Copa UEFA, Recopa, Copa dos Campeões, Supercopa e Intercontinental, falta hoje o mundial interclubes).
Mas existe outro grande feito dos bianconeri nem tão lembrado assim: O de clube que mais vezes teve seus jogadores campeões do mundo, 24 jogadores, e o que mais teve jogadores campeões por um só país(obviamente a Itália) com 22.
E a história dessa parceria de sucesso começa logo na primeira copa conquistada pela Itália em 1934, nada mais nada menos que 9 jogadores da Juventus foram convocados. O goleiro Giampiero Combi(considerado por muitos um dos melhores goleiros dos anos 30), o lateral direito Virginio Rossetta o esquerdo Umberto Caligaris, os meias Mario Varglien, Luigi Bertolini, Luis Monti, Giovanni Ferrari e os atacantes Raimundo Orsi(que chegou a ser campeão carioca com o Flamengo anos depois) e Felice Borel. Sendo que desses 9, 5 eram titulares: Combi, Monti, Bertolini, Ferrari e Orsi. O alto número de convocados pode ser explicado pela fase esplendorosa da Juventus, vivendo o seu primeiro grande momento no futebol italiano com o chamado quinquênio de ouro, quando foi pentacampeã italiana de 30 a 35.

Rosetta, Combi e Caliagris. Campeões em 34.
Nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, o último antes da Segunda Guerra Mundial, a medalha de ouro foi conquistada com a ajuda de dois jogadores zebrados : Pietro Rava e Alfredo Foni, ambos zagueiros. Dois anos depois estariam no time titular da Itália que foi bicampeã do mundo na França, sendo considerados por muitos jornalistas dois dos melhores defensores do torneio.

44 anos depois na Copa da Espanha e embalada por uma fase esplendorosa da Juventus, a Itália despachou timaços de Argentina, Brasil, Polônia e Alemanha(só questiona esse título dos italianos QUEM É MALUCO) com 6 bianconeri entre os titulares: o goleiro e capitão Zoff, os laterais Gentile e Cabrini, o líbero Scirea, o meia Tardelli e o atacante Paolo Rossi(artilheiro da competição), com todos eles tendo papel fulcral na conquista do tri italiano. A Itália era bianconera como nunca, tendo até o formato e esquema de jogo inspirado pelos da Juventus.



Em 2006, a Juventus em nova grande fase teve 5 jogadores convocados para os Azzurri: Buffon, Cannavaro, Zambrotta, Mauro Camoranesi e Del Piero. Sendo 4 deles sendo titulares absolutos na conquista, com Buffon sendo eleito o melhor goleiro do torneio e Cannavaro eleito o bola de prata da competição.

Na única Eurocopa conquistada pela Itália foram 3 os convocados juventinos : Os líberos Sandro Salvadore e Ernesto Castano e o volante Giancarlo Bercellino. Fora Anastasi e Zoff, que se tornariam pilares do clube piemontês nos anos 70.

Em campanhas de destaques da Azzurra sem o título se destaca principalmente 1978, a copa da Argentina viu o time time italiano convocado por Beazort ser formado por 9(!!!!) jogadores da Juventus: Zoff, Gentile, Cabrini, Scirea, Benetti, Causio, Tardelli e Bettega. Fato curioso é que em duas ocasiões(contra a Argentina e contra a Holanda)os nove jogadores chegaram a estar simultaneamente em campo. Um recorde na história da seleção italiana.
No vice-campeonato europeu de 2000 eram 7 os convocados bianconeri: Ferrara, Conte, Inzaghi, Del Piero, Pessoto, Iuliano e Zambrotta. Número superado 12 anos depois no segundo vice azzurro: Gianluigi Buffon, Andrea Barzagli, Chiellini, Bonucci, Marchisio, Pirlo, Giaccherini e Sebastian Giovinco foram os convocados, com 6 desses sendo titulares durante a campanha.

Time da Itália com 8 jogadores bianconeri na estréia contra a França, 78.
Mas outro país com fortes laços com o clube de Turim teve entre seus campeões jogadores bianconeri : A França. Em 1998, dois dos mais importantes jogadores para o inédito título francês eram juventinos à época, Didier Deschamps e Zinedine Zidane. A França também foi participante de uma incrível curiosidade e prova da força da Vecchia Signora: Em 2006 na final da copa em Berlim, 8 jogadores escalados(Os 5 já citados da Itália mais Thuram, Vieira e Trezeguet pela França) eram jogadores da Juventus, igualando um recorde de 72 anos antes pertencente ao Slavia Praga. Na conquistas francesas da Euro de 84 e de 00 a Juventus também teve um representante em cada: Platini e Zidane respectivamente. Em 1964, no primeiro título europeu da Espanha a equipe de Turim também teve um de seus jogadores entre os convocados, o meia Luis del Sol.

Com outro grande time nos tempos atuais, a Juventus tem tudo para ter de novo um grande número de seus jogadores entre os convocados da Itália para a copa de 2018 na Rússia, fora os "internacionais" como Daniel Alves, Evra, Mandzukic, Khedira, Dybala e Higuaín. Será que teremos outro bianconero sendo campeão do mundo na Rússia ?


Leia Também :
A Itália de todos os tempos
Um rigorista de respeito
As fenomenais noites de Ronaldo pelo Barcelona: Parte I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os 50 anos do Álbum Branco: o início do fim dos Beatles

1968 foi um ano atribulado. Se o anterior, 1967, foi o ano do "verão do amor", dos hippies, do sexo livre (e por vezes descontr...